Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira

Visão míope derruba mídia esportiva paulista


Do site Fábio Tv

Inacreditável. Mais uma vez, a mídia esportiva paulista errou (e feio) nos prognósticos de mais uma grande decisão. Na última quarta-feira (05/05), o Flamengo, mais conhecido por Império do Amor, derrubou o todo “badalado” Corinthians, time queridinho dos programas televisivos.

No ano passado, esse espaço já tinha comentado sobre a consagração legítima do Flamengo como campeão brasileiro, fato não percebido por grande parte dos jornalistas esportivos de São Paulo. Desde o final de 2009, diversas mesas redondas levantaram o “Timão” como o franco favorito para conquistar finalmente a Libertadores no ano do Centenário. O Corinthians toma conta de grande parte dos esportivos, principalmente por causa da audiência.

O time do Parque São Jorge já tinha demonstrado fadiga no Brasileirão. Time remontado de uma hora para outra. Sem entrosamento, mostrou ineficiência no Campeonato Paulista. A cobertura continuou a passar a mão no elenco de Mano Menezes. “O que importa é a Libertadores”, exclamavam muitos.

Antes da partida do Maracanã, muitos comentaristas, como Neto, no “Jogo Aberto” e “SP Acontece”, frisaram que Ronaldo estava em ponto de bala e que o Timão venceria as duas partidas. Menosprezaram o legítimo campeão brasileiro formado por um elenco recheado de grandes jogadores, como Adriano, Wagner Love, Maldonado, Petkovic, Kleberson, entre outros. Mesmo após a derrota no Rio de Janeiro, ainda os jornalistas de São Paulo apostavam no “fenômeno” Ronaldo e a conquista da vaga pelo Corinthians.

A trupe liderada por Renata Fan e José Luiz Datena cornetou a favor do Timão. A equipe da TV Gazeta (Gazeta Esportiva e Mesa Redonda), idem. Da RedeTV! (Bola na Rede), também. Rádio Jovem Pan entrou no clima corintiano sem perceber o desenrolar do time paulista desde o segundo semestre de 2009.

Nilson Cesar, comentarista da Rádio Jovem Pan, sintetizou o que ocorre na cobertura da mídia esportiva de São Paulo. Segundo ele, os jornalistas paulistas focam apenas os times do Estado e desconhecem, por inteiro, os clubes de outros Estados. Concordo em gênero, número e grau com a tese. E ponto final.

Fabio Maksymczuk*- http://fabiotv.zip.net

*Fabio Maksymczuk de A. Brito é jornalista formado pela Universidade Mackenzie e graduado em Relações Públicas pela USP. Desde 2004, Fabio escreve sobre a TV brasileira no FABIOTV que atualmente integra o UOL Televisão Blogs e Blogs Legais Convidados do UOL.

5 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Cara para fazer lista completa pode incluir boa parte das radios paulistas,jornais,sites-blogs,agências de noticiais,parte da sportv,globoesporte-sp e aguns espalhados pelo país,parte do lance.
Sem contar é claro os jornalistas e colunistas picaretas e as tv paulistas que vc citou.
Em são paulo tem dois cara que eu admiro o Juca, e ai pouco menos, Rica Perrone...
Ambos blogueiros...
O resto ainda não achei um cara integro no quesito anlases do futebol...
Vc viu os progamas de hoje???
Pois para eles o Brasil tem quatro times ,para alguns existem apenas três ,ainda tem outros que acham que tem só dois ,e ainda alguns outros acha que tem é um so ,que é o CEMteNADArio....

AF Sturt Silva disse...

Sobre o blog do cara ai ,eu sempre visita o blog dele e as vezes ele visitava o meu,um antigo blog , que não tem mais...

SRN!

Emerson Maia disse...

Concordo com tudo ai o problema é que eles não comentam futebol friamente apenas torcem para os times Neto da band viaja na maionese nos comentarios e acaba perdendo a credibilidade quando perde como perdeu ontem eles ficam com cara de bunda bole eles são engraçados entendem de todo essa impresa menos de futebol parabens pela coluna

Jefferson freire disse...

é MUITO BOM CALAR A BOCA DELES. Pior é q não aprendem. Falaram demais ano passado e conquistamos o HEXA. Agora mais uma vez, esqueceram da nossa tradição e principalmente q temos um time tão ou mais qualificado q o corinthians. Deu no q deu. Classificação e choro do lado de lá.

SRN

Anônimo disse...

Perfeita sua tese,os comentaristas de certos meios esportivos acham que os times paulistas são extremamente superiores aos times de outros estados,era obvio que o jogo não seria fácil para ambos os lados,mas os cronistas de São Paulo em nenhum momento chegaram a destacar isso,afirmando que nos dois jogos o Corinthians teria suprema superioridade,agora espero que todos esses que realmente não analisam o futebol em geral passem a fazer isso,para quando os adversários dos times paulistas forem superiores eles possam admitir isto.

Horario