quinta-feira

Visão míope derruba mídia esportiva paulista


Do site Fábio Tv

Inacreditável. Mais uma vez, a mídia esportiva paulista errou (e feio) nos prognósticos de mais uma grande decisão. Na última quarta-feira (05/05), o Flamengo, mais conhecido por Império do Amor, derrubou o todo “badalado” Corinthians, time queridinho dos programas televisivos.

No ano passado, esse espaço já tinha comentado sobre a consagração legítima do Flamengo como campeão brasileiro, fato não percebido por grande parte dos jornalistas esportivos de São Paulo. Desde o final de 2009, diversas mesas redondas levantaram o “Timão” como o franco favorito para conquistar finalmente a Libertadores no ano do Centenário. O Corinthians toma conta de grande parte dos esportivos, principalmente por causa da audiência.

O time do Parque São Jorge já tinha demonstrado fadiga no Brasileirão. Time remontado de uma hora para outra. Sem entrosamento, mostrou ineficiência no Campeonato Paulista. A cobertura continuou a passar a mão no elenco de Mano Menezes. “O que importa é a Libertadores”, exclamavam muitos.

Antes da partida do Maracanã, muitos comentaristas, como Neto, no “Jogo Aberto” e “SP Acontece”, frisaram que Ronaldo estava em ponto de bala e que o Timão venceria as duas partidas. Menosprezaram o legítimo campeão brasileiro formado por um elenco recheado de grandes jogadores, como Adriano, Wagner Love, Maldonado, Petkovic, Kleberson, entre outros. Mesmo após a derrota no Rio de Janeiro, ainda os jornalistas de São Paulo apostavam no “fenômeno” Ronaldo e a conquista da vaga pelo Corinthians.

A trupe liderada por Renata Fan e José Luiz Datena cornetou a favor do Timão. A equipe da TV Gazeta (Gazeta Esportiva e Mesa Redonda), idem. Da RedeTV! (Bola na Rede), também. Rádio Jovem Pan entrou no clima corintiano sem perceber o desenrolar do time paulista desde o segundo semestre de 2009.

Nilson Cesar, comentarista da Rádio Jovem Pan, sintetizou o que ocorre na cobertura da mídia esportiva de São Paulo. Segundo ele, os jornalistas paulistas focam apenas os times do Estado e desconhecem, por inteiro, os clubes de outros Estados. Concordo em gênero, número e grau com a tese. E ponto final.

Fabio Maksymczuk*- http://fabiotv.zip.net

*Fabio Maksymczuk de A. Brito é jornalista formado pela Universidade Mackenzie e graduado em Relações Públicas pela USP. Desde 2004, Fabio escreve sobre a TV brasileira no FABIOTV que atualmente integra o UOL Televisão Blogs e Blogs Legais Convidados do UOL.

5 comentários:

AF STURT disse...

Cara para fazer lista completa pode incluir boa parte das radios paulistas,jornais,sites-blogs,agências de noticiais,parte da sportv,globoesporte-sp e aguns espalhados pelo país,parte do lance.
Sem contar é claro os jornalistas e colunistas picaretas e as tv paulistas que vc citou.
Em são paulo tem dois cara que eu admiro o Juca, e ai pouco menos, Rica Perrone...
Ambos blogueiros...
O resto ainda não achei um cara integro no quesito anlases do futebol...
Vc viu os progamas de hoje???
Pois para eles o Brasil tem quatro times ,para alguns existem apenas três ,ainda tem outros que acham que tem só dois ,e ainda alguns outros acha que tem é um so ,que é o CEMteNADArio....

AF STURT disse...

Sobre o blog do cara ai ,eu sempre visita o blog dele e as vezes ele visitava o meu,um antigo blog , que não tem mais...

SRN!

Emerson Maia disse...

Concordo com tudo ai o problema é que eles não comentam futebol friamente apenas torcem para os times Neto da band viaja na maionese nos comentarios e acaba perdendo a credibilidade quando perde como perdeu ontem eles ficam com cara de bunda bole eles são engraçados entendem de todo essa impresa menos de futebol parabens pela coluna

Jefferson freire disse...

é MUITO BOM CALAR A BOCA DELES. Pior é q não aprendem. Falaram demais ano passado e conquistamos o HEXA. Agora mais uma vez, esqueceram da nossa tradição e principalmente q temos um time tão ou mais qualificado q o corinthians. Deu no q deu. Classificação e choro do lado de lá.

SRN

D@N QUEIROZ disse...

Perfeita sua tese,os comentaristas de certos meios esportivos acham que os times paulistas são extremamente superiores aos times de outros estados,era obvio que o jogo não seria fácil para ambos os lados,mas os cronistas de São Paulo em nenhum momento chegaram a destacar isso,afirmando que nos dois jogos o Corinthians teria suprema superioridade,agora espero que todos esses que realmente não analisam o futebol em geral passem a fazer isso,para quando os adversários dos times paulistas forem superiores eles possam admitir isto.