Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira

O Flamengo, a CBF e o Clube dos 13


Na ultima segunda feira houve a eleição para a presidência do falido Clube dos 13. Pela sexta fez Fabio Koff venceu. Até ai nenhuma novidade, porém nessa disputa a oposição tinha um candidato e esse era nada menos nada mais do que um velho conhecido da nação rubro-negra.

Trata-se do ex-presidente Kleber Leite. Além de ex-presidente do Flamengo o cartola é um ex-radialista é atual acionista da Traffic. Ainda na gestão passada do Hexa, esse abandonou o clube em crise para dedicar a candidatura de Plínio, terceiro colocado nas eleições de dezembro passado. Kleber vinha na vice-presidência de futebol do clube desde 2005.

Fabio Koff foi eleito com votos de 12 clubes entre eles o voto do Flamengo. Enquanto Leite teve oito votos e tinha o apoio do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, outro que comanda a entidade sem uma oposição expressiva há muito tempo, assim como é a situação de Fabio no Clube dos 13.

No dia seguinte, da vitória de Coff no Clube dos 13, a CBF anunciou a entrega da taça de bolinhas ao São Paulo, reconhecendo o São Paulo como o primeiro penta campeão brasileiro, ou seja, voltou a afirmar que a legítimo campeão de 1987 é o clube do Sport. Assim continua ignorando a decisão inicial dos clubes, entre eles a do Clube dos 13, sobre a realidade de 1987. Quem quiser saber mais sobre o assunto sugiro a leitura desses dois artigos: esse aqui ou esse aqui. Ou então pesquise "Juca Kfouri e 1987" e veja o que ele tem a dizer sobre isso.

Antes da eleição para o Clube dos 13 a CBF disse que estava analisando o processo através de seu sistema jurídico, logo sendo derrotada, na eleição no Clube dos 13, a entidade resolveu continuar com seu parecer em favor do Sport e do São Paulo. Alias a CBF não trouxe nada de novo ao processo, apenas reafirmou sua decisão desde 1987 e ainda usou essa questão para jogo político.

Mais uma vez a pergunta que fica para nós rubros negros é: se Leite fosse eleito presidente dos Clubes dos 13 a CBF assumiria seu possível erro e daria ao Flamengo o “título de 1987’? Pergunta que vai ficar martelando na cabeça da Nação por muito tempo, até que surja outro fato novo, sobre o assunto.

Atualmente o Flamengo vem perdendo forças para reivindicar a legitimidade de campeão de 1987 devido a duas questões principalmente: primeira é a desconsideração dos clubes, fundadores dos Clubes dos 13, sobre esse fator, devido a rivalidades infantis e politicagem suja. E a segunda refere-se à hipocrisia dos cartolas do são Paulo em ignorar a história de sua própria entidade e vomitar no “prato que comeu”. O não apoio ao Flamengo, neste caso, dos grandes clubes brasileiros e a decisão dos são paulinos de continuar a ignorar os feitos de seus antecessores, legítima essa decisão da CBF de continuar insistindo no erro. E pior, passa a sensação de que essa decisão é coerente perante ao contexto do futebol brasileiro.

Pessoalmente acho que apenas o Flamengo é merecedor do título nacional de 1987, não só por que ganhou em campo, mas por que ganhou de acordo com as condições do regulamento daquele ano. O Sport ganhou sim um título, mais vamos ser sincero, foi o da segunda divisão e não da primeira. Considerar que aquela toda lambança do Eurico Miranda e da CFB é legalista do ponto de vista moral é uma grande injustiça. Não foi o Flamengo, ao longo da história, que desrespeitou o regulamento, mas foi sim a CBF e São Paulo que assumiram posições incoerentes para justificar seus equívocos grosseiros, de caráter político, para atender seus interesses próprios.

Assim concluo que talvez a melhor forma de solucionar essa polêmica seja legitimar as duas conquistas, alias a do Sport já é legal, perante a CBF, só falta a do Flamengo. Até por que ser humilde não é ser contrario a justiça. Ou seja, considerar o Sport como campeão de 1987 ao lado do Flamengo não tira a nossa conquista e muito de menos apaga de nossa rica história mais um título conquistado em campo.

Mas aguardaremos os próximos acontecimentos já que o Flamengo declarou que vai recorrer na justiça. Enquanto o reeleito presidente do Clube dos 13, Fabio Coff, criticou a atitude da CBF, em relação à taça de bolinhas, e declarou “guerra” a CBF. Não sabemos se essa guerra é sincera ou se puro jogo político, mas o certo que Fabio Coff não quer perder o apoio de um clube da importância do Flamengo e muito de menos ser odiado por sua nação, por isso defende, nas entre linhas, a mesma solução que eu sugeri acima.

Abraços, saudações revolucionárias rubro-negras e bom final de semana para todos!

Email para a coluna: afsturtdasilva@yahoo.com.br

17 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Desculpe a minha ausência nas duas semanas passadas,aqui no blog ,mas realmente não tive tempo para escrever alguma coisa como a columa exige.

saudações!

AF Sturt

Nivinha disse...

É realmente uma vergonha a taça de bolinhas ter sido entregue ao SP. Para mim, o título de 1987 teve um sabor especial, pois foi minha primeira vez no maracanã e com minha família toda (até minha mãe vascaína). Eu me considero Hexa sim! Eu fui tetra em 87 sim!
SRN
www.flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com
www.magiarubronegra.com.br
twitter: @nivinhafla

Anônimo disse...

Sempre achei muito estranho tudo isso. O C13 diz que mandou pelo menos cinco vezes à CBF os documentos, isso desde 1997 e ninguém (CBF) recebeu?
Outra, em novembro de 2007, Kleber Leite e Delair Dumbrosck, então presidente interino do clube e vice de Marcio Braga, pegaram a documentação e disseram que iriam entregá-la em mãos ao presidente da CBF, será que entregaram (conforme divulgou o GE.com)?

Estranho, muito estranho mesmo.

Parabéns pelo tema de hoje da coluna, Sturt.

Abraço e SRN!

Anônimo disse...

VÍDEO - Patrícia Amorim fala sobre Taça das Bolinhas
http://fsimagemevideo.blogspot.com/2010/04/patricia-amorim-fala-sobre-taca-das.html

Alexandre Jorge disse...

Tiveram 23 anos para reconhecer o Sportsegundona como campeão.. e trÊs anos para entregar essa "tacinha" para os Bambis.... Se eles tinham tanta certeza assim... por que não fizeram isso tudo antes????

Na minha opinião o Flamengo deveria retirar o escudo da CBF já do Manto Sagrado... como forma de protesto... afinal.. pra que deixar o escudinho da CBF ser visto por milhões de pessoas através do nosso Manto...?


www.acabacomelesflamengo.blogspot.com

Jefferson freire disse...

A trairagem é algo muito comum no futebol e o SP foi a demonstração mais clara da ganância, arrogância, falta de palavra e trairagem. O s bambis trairam a própria instituição e se mancharam no cenário do futebol como um clube sem caráter, sem escrúpulo e capaz de tudo para ser "o maior" ainda que ilegitimamente.

SRN

Emerson Maia disse...

pra mim o Ricardo teixeira quiz compensar o Sao paulo Pelo veto do Murumbi ao copa 2014 aqui no Brasil e tambem como patricia falou Teixeira ficou com raiva dela ter apoiado Fabio Koff e resolveu puxar o saco do Juvenal e dar a taça ao Sao paulo não acha stuart parabens pela coluna SRN Emerson Maia

AF Sturt Silva disse...

Sobre o assunto levantado pelo carfla tem uma carta circulando na rede direcionada a Patricia Amorim onde Kleler leite explica a situação.

http://flamengoeternamente.blogspot.com/2010/04/carta-de-kleber-leite-patrica-amorim.html

AF Sturt Silva disse...

Alexandre também concordo com sua opinião. Na verdade nem deveria ter colacado aquilo. Eu fui um dos primeiros a protestar sobre aquilo.

AF Sturt Silva disse...

Pode crer Emerson,mas acho também que a situação é mais complexa.Acredito que tem muita coisa que não conhecemos.os bastidores da politicagem do futebol brasileiro é um porão muito escuro.

Anônimo disse...

Sinceramente, acho ue vou morrer e não vou ver a CBF reconhecendo esse título. Desde 1988 (a final Sport e Guarani só ocorreu nesse ano) nunca tivemos nem perto desse reconhecimento por essa obscura Entidade. Quem sabe a próxima geração possa ver esse reconhecimento político, pois o reconhecimento desportivo sempre tivemos

Gremista Fanático disse...

Cara, simplesmente ridicula a CBF cara, mas esse assunto sinceramente me tira do serio cara. Em casos como esse o que conta pra mim é minha opinião, e ela é a seguinte, simples, Flamengo Hexa-campeão Brasileiro, e Sport Campeão Brasileiro, pronto o titulo esta dividido e cada um tem o seu de 87, é como se tivesse acontecido dois campeonatos em 1987, a exemplo do mundial de 2000, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Claudio Henrique disse...

Isso pra mim não passa de politicagem, pois foi só esperar a vitória do Koff que a CBF já veio com essa de entregar para o São Paulo a taça das bolinhas e considerar só o Sport campeão de 87. Meu a CBF tem que acabar com isso e considerar os dois campeões. Basta também o bom senso da diretoria do São Paulo de fazer uma réplica dessa taça e dar ao Flamengo, assim acabando com essa história que já está enchendo o saco.

Abraços

Gustavo Brasília disse...

Prezado Sturt, creio que, com essas atas, inclusive aquela relativa à reunião de entrada do Sport no Clube dos Treze, a CBF talvez "equipare" o Módulo Verde ou Copa União ao brasileiro e declare ambos campeões.

Parece que até o São Paulo está articulando para que isso aconteça.

Um abraço.

Gustavo Brasília disse...

Prezado Sturt, creio que, com essas atas, inclusive aquela relativa à reunião de entrada do Sport no Clube dos Treze, a CBF talvez "equipare" o Módulo Verde ou Copa União ao brasileiro e declare ambos campeões.

Parece que até o São Paulo está articulando para que isso aconteça.

Um abraço.

Mel disse...

Sturt,
você disse que só o Flamengo é merecedor do titulo de 87 e eu concordo com você, mas vamos ser realistas, a CBF nem reconhece nosso título, nem passa pela "cabeça" dela tirar o titulo do Sport, até porque, depois de tantos anos nem seria justo.
É bom ver que o Flamengo não vai deixar tudo por isso mesmo e vai recorrer, mas sinceramente acho que não vai dar em nada, a CBF já mostrou não ter interesse nenhum no que realmente aconteceu naquele ano, é apenas politicagem.
Pra mim a CBF já não tem moral nenhuma e agora se mostrou também não ser séria.
Quando fiquei sabendo desse absurdo fiquei muito irritada, muito mesmo, a vontade que me deu era de chutar o computador (como se ele tivesse culpa...) mas nós sabemos que o Flamengo é HEXA e ninguem vai conseguir me convencer do contrário, pode vir quantos processos vierem do Sport, São Paulo, CBF, qualquer outra coisa... Flamengo é hexa, e a CBF é uma ladra de títulos. Daqui a pouco vão querer dizer que somos apenas tetra... É um absurdo, mas não dá pra esperar muita coisa da CBF.

Grande abraço, SRN.

Diogo Orlov disse...

Legal o post!
Nós rubro negros, já estamos cansados dessa conversa! Sempre criam algo para desmerecer nossas conquistas! E como o jejum acabou ano passado, a questão de 87 é a única coisa que nossos rivais podem se agarrar. Não podemos ser prejudicados pela falta de organização da CBF e da falta de palavra dos dirigentes do São Paulo.
Abraço e SRN!!!

Horario