Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

segunda-feira

A gênese do futebol no Flamengo


Quase todo mundo sabe que, em 1912, boa parte do primeiro time de futebol do Flamengo foi formado por jogadores dissidentes do Fluminense, campeão do ano anterior. O que poucos conhecem são os detalhes daquele ano histórico, quando o esporte bretão começou a ser praticado no Rubro-Negro, dando origem ao que décadas depois seria o clube mais querido do Brasil.

O livro "Uma Viagem a 1912. Surge o futebol do Flamengo", de Marcelo Abinader, traz um relato de 1912, colocando lado a lado fatos marcantes da história naquele ano e a história do surgimento do futebol no Flamengo, com detalhes de todos os jogos e descrições dos principais acontecimentos.

A obra relata ainda, com detalhes, os primeiros confrontos contra América, Paysandu, Bangu, São Cristóvão e Fluminense. Já na segunda edição, o livro tem preço de R$ 38,00 no site da editora que o lançou, a Águia Dourada (https://www.editoraaguiadourada.com.br/index2.php).

O carioca Marcelo Abinader, 46 anos, é médico especializado em Acupuntura. Apaixonado por futebol, mais especialmente pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira, Abinader tinha 11 anos quando começou a anotar, em cadernos, os resultados dos jogos do rubro-negro e da seleção, ampliando-se nos detalhes a partir de 1978, quando passou a anotar, também, os autores dos gols, locais dos jogos e outros dados. Já adulto, ficou entre as opções de jogar tudo fora ou completar a pesquisa. Optou pela segunda escolha. Em busca de dados, Abinader passou a frequentar nas horas de lazer , por conta própria, a Biblioteca Nacional e as redações de jornais cariocas.

FS

Nenhum comentário:

Horario