Com a queda do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro, apenas três clubes poderão se orgulhar em 2009 de ter disputado todas as edições da competição na primeira divisão: Cruzeiro, Flamengo e Internacional. A exemplo desses três, Santos e São Paulo também nunca foram rebaixados, mas não disputaram o Brasileirão de 1979.O Vasco é o 12º campeão nacional a sofrer com o rebaixamento desde a criação do Brasileirão, em 1971. O time de São Januário se junta a Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Fluminense, Guarani, Grêmio, Palmeiras e Sport.
Nos últimos anos, virou rotina um time grande ir para a Série B. Em 2002, por exemplo, a tristeza foi dupla, para as torcidas de Botafogo e Palmeiras. Mas ambos retornaram à elite no ano seguinte.
Cair para a Série B e voltar logo na primeira chance virou regra. Depois de alvinegros e alviverdes, Grêmio (rebaixado em 2004), Atlético-MG (em 2005) e agora o Corinthians, que caiu em 2007 e conquistou a Segundona este ano, também ficaram o mínimo possível fora da Série A. Manter essa tradição é o desafio do Vasco na Série B 2009.
A equipe cruzmaltina não será a única do Rio na segunda divisão no ano que vem. O Duque de Caxias, da Baixada Fluminense, se classificou para a competição pelo caminho inverso, com a quarta colocação na Série C do Brasileirão 2008. (Extra)

Nenhum comentário:
Postar um comentário