Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira

O Flamengo e a grande mídia


Fazendo uma pesquisa curta com a expressão chave “Flamengo e a grande mídia” em um site de busca na internet vi que a maioria das noticias e artigos encontrados referem-se ao favorecimento da mídia ao Clube de Regatas do Flamengo, com destaque para aquela polêmica de 1987.

Mas o assunto que pretendo abortar nesse espaço não é 1987, polêmica em que o Sport, CBF e alguns setores da grande mídia (principalmente depois do apoio do São Paulo F.C.) transformaram em uma grande paranóia.

Na busca verifiquei há existência de artigos (muito poucos) que tocam na podridão da mídia, e tendo como referência o Flamengo. E é essa podridão midiática que quero discorrer algumas palavras nessa coluna.

Todos aqueles que consideram o Flamengo como “queridinho da mídia” ou “time do sistema”, pode ate ter razão, mas isso em tempos passados. Mesmo assim acredito mais que a mídia, (que naquele tempo era praticamente a imprensa) usava o Flamengo para seus próprios interesses do que para favorecê-lo. Basta ver a qualidade técnica e a administração competente de nossa instituição para justiçar o crescimento da Nação nessas épocas.

Atualmente com a consolidação de são Paulo como principal centro industrial, financeiro e comercial do país, toda mídia, inclusive a jornalística se concentrou em São Paulo. A mídia esportiva que tem suas raízes dentro da mídia jornalística não foi diferente. Nesse contexto houve fortalecimento de meios de comunicação e de publicidade paulistas e paulistanos. A TV Manchete, que não teve dinheiro para transferir para são Paulo faliu e a Globo, outra emissora carioca, se integrou ao estilo paulista de ser.

Nesse contexto de dominação do mais forte economicamente sobre o mais fraco, o futebol, a quarta maior economia do mundo, não está de fora.

Podia aqui ate defender o futebol carioca como um todo (mais além de não merecerem essa defesa eles ainda insistem em unir aos “forasteiros” contra o Mengão) ou defender o futebol dos outros estados (mas o pior que a mídia desses estados, pelo menos de alguns, também está ocupada por um banto de fanáticos que em grande parte são “baba-ovo” para a paulistada), porém como sou rubro-negro vou concentrar no mais querido do Brasil.

O que vemos, lemos ou escutamos na maioria na grande mídia esportiva é um conteúdo preconceituoso, pré-são Paulo e anti-Flamengo, na maioria das vezes. TVs paulistas que tem concessões púbicas, portanto serve ao púbico, assim deveria ser igual para todos, dedicam seus espaços, que tem reprodução em todo território nacional, para times de são Paulo, ou até mesmo ao futebol internacional (isso mais tímido), esquecendo a imensa massa apaixonada por futebol brasileiro (os de clube). Mas além de não dar espaço adequado para os outros times, extra-são Paulo, essa mídia coloca jornalistas (torcedores-arrogantes) que não tem conhecimento algum sobre o futebol brasileiro para vomitar suas opiniões e conclusões suja nos lares de milhões rubro-negros espalhado pelo todo Brasil.

A nacionalização da mídia esportiva paulista ou “paulistalização” da mídia esportiva brasileira já esta em curso no Brasil, e seus objetivo é integrar as equipes paulistas com um discurso nacional tentando eliminar os outros, entre eles o principal a ser afetado é o Flamengo. A doutrinação para que a torcida do Corinthians e do são Paulo, especificamente, aumente é um projeto mais ambicioso do que uma simples torcida para eles ou uma velha rivalidade entre Rio-São Paulo é mais do que isso. É um sentimento anti-flamengo e contra todos outros clubes que são contrario a isso.

A instituição FLAMENGO junto com sua Nação teve ficar atenta e responder a altura contra a política dessa mídia, dos clubes paulistas e de todo o grupo que apóia essas investidas desrespeitosas e criminosas atualmente contra o mais querido.

A mídia alternativa rubro-negra é bom começo, mas isso é assunto para outra coluna.

Abraços, saudações revolucionárias rubro-negras e bom final de semana para todos!

Coluna do Sturt

30 comentários:

Mel disse...

Esse é um ótimo assunto sempre.
O Flamengo sempre é um time que se destaca, sempre que tem Flamengo em uma competição, Flamengo é um forte concorrente aos outros. Muito se fala da força da nossa camisa, e eu acredito realmente que nossa camisa faça a diferença entre os demais.
Isso me lembrou uma postagem que eu fiz no mês de novembro, finzinho do campeonato brasileiro do ano passado, quando o Fla já colocava medo nos outros times, sobre a forma com que a rede bandeirantes leva seu jornalismo esportivo, aquele dia foi uma excessão, porque eu nunca assisto programas esportivos da band porque eu SEMPRE acabo me irritando muito com o que eles falam, em particular do São Paulo, que é uma espécie de "protegido" pela midia paulista, e talvez por isso eu não goste definitivamente desse time, não costumo comentar isso, até porque meu blog é pra falar de Flamengo sem nenhuma tendencia ou perseguição a outro time qualquer, mas prefiro ver um time qualquer do Rio (um dos nossos maiores adversários) do que os times paulistas ganhando alguma coisa porque mesmo sendo nossos rivais, acho importante o Rio recuperar essa força não só no futebol.

Grande abraço, SRN.

Alexandre Jorge disse...

Olha....que eu conheça...fora os times Europeus....com toda aquela mídia que eles tem...o único time presente nos quatro cantos do mundo é o Flamengo... não conheço outro, posso está sendo injusto, mas de fato...o Flamengo está presente em qualquer lugar que vc imagine nesse planeta...
Além do mais economicamente 2009 provou em definitivo que o Flamengo "move Montanhas" e montanhas de dinheiros... aí nem tanto é a força da marca (que é a mais valiosa do Brasil até dez/2008...depois então...)...mas a força da Nação...me refiro ao fato de vender mais de 1 milhão de camisas em pouco menos de 4 meses... histórico isso... outra coisa...a loja od Flamengo na Gávea...inalgurada em dezembro e que faturou mais de 1 milhão de reais em dois ou três dias... avalanche...
Sei não....e tudo isso com péssimas administrações, com uma torcida, politicamente, ausente... e com dívidas, escândalos financeiros, exemplos de indisciplina...maracanazzos e etc...
Mas diz aí...qual Rubro-negro algum dia na vida se negou a gritar gol, quando aquele perna-de-pau (seja lá quem for) vestido com o manto Sagrado...mandou a pelota pro fundo da rede do adversário???
ou mais...qual Rubro-Negro não fala Zico com os olhos brilhando??
Eu não conheço...

são coisas que só o Flamengo consegue despertar..
Já o dinheiro do futebol paulista...

ótimo blog....gostei da coluna...de fato show!!!!

Rocco Fermo disse...

Meu amigo Sturt.
Parabens pelo blog e pelo post.
Esse e um assunto sempre factual nao importa em que epoca tenha acontecido. A perseguicao ao Flamengo existe desde a criacao do mundo e a Argentina brasileira(SP)juntamente com sua imprensa vendida estao sempre atras de noticias para vender jornal, e qual a melhor materia?O Flamengo, o mais querido, o soberano, o insubstituivel, o predador supremo. Enfim, pagamos o preco.
Aproveito pra mandar um abraco a Mel e ao nosso irmao Alexandre Jorge.
SRN!

warley.morbeck disse...

Não tenha dúvida que isso acontece. MAs o Flamengo passará imune por isso. Só tenho pena dos outros cariocas que ficarão ainda mias pequenos.

Rubro-negão Trolhoso disse...

Parabéns pelo blog, mermão!

Russ disse...

parabéns fera,seu blog é muito bom.

André Amaral disse...

Parabéns brother pela coluna!

Muito boa mesmo!

Sucesso sempre!

SRN

Rafael Gomes disse...

O Flamengo é um clube que entra em qlqer competição para vencer, não pode msmo se contentar com outra colocação!

Como o Bruno disse no DVD do Penta-Tri:
"Se for disputar um chiclete o Flamengo tem q ganhar, é mta pressão por um resultado nosso"

Kara mto legal seu Blog! Sempre acompanharei, espero q faça o msmo com o meu...!
Te linkarei no meu Blog, se fizer o msmo agradeço...!

Aí vai o link do meu Blog:
http://www.opinafutblog.blogspot.com/

Abraço!

Jefferson freire disse...

Sturt, ótimo texto. Sempre digo que o corinthians é uma grande farsa, pois não passa de uma tentativa dos paulista em tentar criar um clube nas mesmas dimensões do Flamengo. Aí tentam enganar o povo dizendo que o corinthians é o dobro ou o triplo do seu tamanho real. Ano passado em 6 meses vendemos mais de 1 milhão de camisas. Eles em 12 meses venderam 800 mil produtos contando camisas, shortes, bonecos, bonés, etc. E ainda tiveram uma super exposição com o Ronaldo. Ainda assim bastaram 6 meses e apenas com camisas para o Flamengo bater todas as vendas deles do ano inteiro.

Temos que resistir a essa tentativa anti-flamengo. Mas hj ao ver noticiários esportivos paulistas, sinto muito mais graça que raiva. É cômico e constrangedor para eles a tentativa sempre frustrada de tentar nos diminuir.

Nos mantemos como pot~encia mesme com sucessivas diretorias incompetentes e sem nenhum plano de marketing decente.

Isso é mengão. Quem pode entender?

SRN e ótima estreia

leandro disse...

otimo post,parabéns brother.
Acho que isso existe muito no estado de SP,onde moro.
principalmnte pela emprensa paulista,tvs radios e jornais do estado.
já em outras midias no brasil a fora o flamengo predomina.
já a rede globo que trasmite os jogos do flamengo para todo brasil não vejo isso e em seus canais fechados tbm não.

André Monnerat disse...

Não acho muito que exista um movimento com "sentimento anti-Flamengo" não. No fim, tudo se explica pelo dinheiro mesmo. Os patrocinadores pagam mais a quem tem mais audiência em São Paulo, e daí vem a "preferência". Não é só no futebol que temos que lidar com isso.

Mas é uma realidade que o Flamengo e os demais clubes de fora de SP têm que enfrentar. Há mesmo uma tendência pra concentração de grana por lá. Precisa-se pensar em maneiras de driblar isso, encontrar saídas.

Leonardo disse...

Gostei muito do seu blog!
parabens!

Leonardo
www.flamengo-destaque.blogstpot.com

Julio disse...

Assunto polêmico!

Parabéns Sturt, boa análise, concordei em quase tudo, só não vejo tanto anti-flamenguismo assim hoje. Na verdade, já foi muito, mas muito pior.

SRN abraço

Flamengo Show disse...

Olá!
A adicionei como parceiros, todos que deixaram link.

Sobre o tema, o que mais me irrita, são os caras da Band...Verdadeiros puxa sacos dos times paulista.

Parabéns Sturt,

SRN a todos,

Carlos

AF Sturt Silva disse...

Mel,

concordo com seu comentário.Eu também quase não vejo,mas tenho amigos rubro-negros que assistem e comentam comigo.

O texto é mais para forçar um boicote da Nação em cima daqueles que não respeita a gente(torcida e clube).

SRN e obrigado pela participação!

AF Sturt Silva disse...

Alexandre,
sem dúvida temos uma nação fiel ao clube porém tem alguns(torcedores de outros clubes) que aindam negam isso, dizendo que nossa torcida é "modinha"

SRN!

AF Sturt Silva disse...

Rocco,
valeu pela particiapção, estamos sempre junto em favor do clube de regatas do flamengo!
SRN!

AF Sturt Silva disse...

Warley,
eu até concordo com vc,mas se nós ficarmos de braço cruzado as coisas não melhorarão para nós .Temos que aregassar as mangas e ir ao trabalho.

Sobre os outros pequenos? Podem irem para o fundo do poço ,eles que não abra os olhos para eles verem.

AF Sturt Silva disse...

Rubro Negro,Russ e André Amaral

Obrigado pelas participações,toda quinta-feira terá um novo texto por aqui.
SRN!

AF Sturt Silva disse...

Rafael e Leonardo,

seus blogs já foram colocados entre os parceiros.
SRN!

AF Sturt Silva disse...

Jefferson,
só o verdadeiro rubro-negro pode entender essa paixão.Ate por que, tem que sentir para entender.

Muito bom sua exibição no quesito numeros.

Futebol é paixão,será que o dinheiro vai subistituir isso?Tenho certeza que quando tiver prejuizo o capital vai embora e por isso acho mais importante a questão tradição-paixão.

AF Sturt Silva disse...

Leandro,

as coisas vem mudando por parte da midia nacional,incluindo a carioca.
A midia mimeira é muito fanatica com o galo(nosso terceiro rival).

SRN!

AF Sturt Silva disse...

André Mon,

apesar de sua opinião ser contraria a minha no ponto central da coluna digo que concordo com seu comentário.

Porém esse é um blog de torcedor e a essa coluna enfatiza mais a midia.Mas sem dúvida o quesito financeiro é o maior , nessa questão.

Mais isso não justifica priorizar sampa e esquecero resto do país.
Prescisamos driblar isso ,também nos meios de comunicação.

Se vc estivesse em outro estado ou em sampa, talvez, vc percebesse mais um setimento anti-flamengo, do que vc percebe no Rio ,que é pratiamente relacionado as torcidas rivais.

AF Sturt Silva disse...

Julio,

com a conquista do Hexa e a exibição da força da Nação os "criticos" recuaram .Mas tenho certeza que isso não é estavel.
SRN!

AF Sturt Silva disse...

Carlos,

para mim tem piores do que os da Band.
A gazeta e a Rade tv tem um estilo bem paulista de ser,inclusive no futebol.
Outras meios em são paulo também contribui com isso.

Valeu pelo espaço e SRN!

Rogério Arantes disse...

Belo artigo Sturt!

Concordo com você em quase tudo.

Acho inevitável, devido principalmente ao motivo econômico, que São Paulo não se torne mais e mais o grande centro do Brasil, mas existem possibilidades de fazer com que, mesmo assim, a grande mídia não polua tanto as mentes rubro-negras.

Essa hipocrisia da mídia da paulista, apesar de atrapalhar e muito não tem tanto poder assim, de verdade, principalmente em meios como a internet é só querer que a gente vira o jogo.

SRN

Jean disse...

Fala meu camarada! Bom texto!
A mídia é sempre um tema polêmico. Ainda mais se for falar da mídia de sp. Lembro que assim que o Fla anunciou a contratação do Pet, esculhambaram ele. Disseram q estava velho, fora de forma... Que entraria nos segundos-tempos... Tiveram q engolir o Pet. Assim como tiveram q engolir o Flamengo. E sempre vai ser assim. Não é um babaca de um milton neves q vai diminuir o Flamengo ou mesmo o futebol do Rio. Não é uma imprensa de M paulista, mesmo aquele thiago leipfer (sei lá como escreve o nome dele) q apresenta o globoesporte pra sp, q vai jogar o nome do Maior Clube do Brasil na lama. O Flamengo é o Flamengo, o Maior, o Melhor, o Mais Querido... e não é pouco. A história conta isso. Pq o santos, depois de Pelé, não fez aumentar sua torcida, não se tornou um time nacional? Pq falta um monte de coisas pra isso. Falta carisma, falta brilho, falta raça, falta amor, falta emoção, falta personalidade, falta presença... e isso tudo, o Flamengo tem.
E vamos em frente, pq o mundial vem aí esse ano!
Abs,
www.flagol.blogger.com.br

AF Sturt Silva disse...

Rogério,
fico grato pelo seu elogio!

Concerteza a internet,que é a principal ferramenta para nós fazermos um mídia alternativa e rubro-negro,pode ajudarmos muito.

SRN!

AF Sturt Silva disse...

Jean,

valeu pelo desabafo.Só tem duas coisas a fazer: denunciar e boicotar!

SRN!

leandro disse...

Realmente em Sp isso existe sim.
principalmente contra os clubes do Rio...

Horario