Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira

Flamengo-Nação: Quais nossos maiores rivais?


Devido à grandeza de nossa torcida e o bom desempenho em campo, de nossos atletas o Flamengo vem acumulando ao longo do tempo rivais em todo país. Mas afinal de contas qual é o nosso principal rival?

Para falar em rivais é preciso antes ver quais são eles. Ao grosso modo o rival significa o adversário que compete. Assim todos os outros clubes que competem com a gente são nossos rivais. Porém sempre tem aqueles que nós enfrentamos mais, ou aqueles que se nós ganharmos é mais gostoso. São esses nossos grandes rivais, na minha opinião.

É bom que se explique que a rivalidade (paixão-coração), que o texto está tratando, no futebol está muito relacionada às torcidas. Atualmente quase todos os jogadores são profissionais e considera os outros concorrentes como meros adversários. Isso não é muito diferente em relação às diretorias dos clubes, mas às vezes algum cartola extrapola e acaba criando inimizades entre duas diferentes instituições. O pior disso tudo é quando os clientes (torcedores) envolvidos tomam as dores desse cartola. E como é natural esse tipo de rivalidade nas torcidas, a situação pode chegar a um patamar muito violento.

Bom, abaixo está classificado nossos grandes rivais:

Fluminense, clube tradicional do Rio, considerado por alguns como “pai do futebol do flamengo”. Esse clube é sem dúvida um opositor em nosso caminho. A rivalidade entre as torcidas e os clubes (ai depende como os dirigentes reagem de acordo com as situações de cada um) começam na desunião do então clube único, que tinha o flamengo no remo e fluminense no futebol. Essa rivalidade é intensa e é marcado pelo clássico mais charmoso de todos os tempos, o Fla-Flu.

Vasco da Gama, pelo seu poder e sua hegemonia, conquistado em partes, no Rio de Janeiro. O Vasco tornou se um rival rubro negro a ser batido. O clube foi visto ainda mais com ódio pela Nação quando esse teve um período de uma administração autoritária, onde o anti-flamengo predominava. Hoje às coisas melhorou, a rivalidade é sadia está apenas na parte da torcida.

Ainda no Rio de janeiro o Flamengo tem outro grande rival, o Bota Fogo. A rivalidade começou a partir dos anos 60 quando Flamengo e Bota Fogo travaram disputas emocionantes em relação ao carioca daqueles anos. Essa rivalidade foi descartada, pela ma fase do time da estrela solitária nos últimos anos, mas voltou no cotidiano atual depois dos dois decidirem os últimos três campeonatos cariocas.

O Flamengo é reconhecido também nacionalmente assim acumulou grandes rivais, não só no Rio, mas no Brasil inteiro.

Em são Paulo, dois times são considerados nossos grandes rivais, na minha opinião. Eu até digo rivais para o futuro. Trata-se de Corinthians e São Paulo. Clubes como Palmeiras e Santos corre mais por fora. È claro que sempre houve muita disputa entre Flamengo e Santos e Flamengo Palmeiras, mas nos últimos anos a rivalidade entre as torcidas do Flamengo e do Corinthians e são Paulo tem crescido muito. Mesmo assim alguns ainda consideram Mengão e “timão” como clubes irmãos, até por que estão em pólos regionais diferentes, longe de possíveis rivalidades regionais. Mas o certo que o Flamengo e Corinthians cada vez mais se distância, pois em todas as colocações que Flamengo sustenta como maior (torcida, marca valiosa, patrocínio e etc.) a principal ameaça é o Corinthians, portanto é natural que a torcida rubra-negra torça contra o Corinthians e assim vice versa.

Mas como o Corinthians tem seus rivais em são Paulo a nível regional e o Flamengo tem seus também a nível regional a rivalidade aparece pouco. Mas nem por isso apenas o Corinthians é o único time paulista rival do Flamengo. O são Paulo que copiou nossa administração competente dos anos 80 e se igualou a gente na hegemonia do campeonato brasileiro virou nosso rival nos últimos anos. O fator foi agravado por declarações de dirigentes do clube do Morumbi não reconhecendo o penta do flamengo,denominando eles o primeiro penta brasileiro.

Ainda na região sudeste o galo mineiro que decidiu (perdeu) diversos campeonatos nos anos 80 também é um forte rival. Eu diria que eles consideram mais a gente rival do que a gente deles. Assim como acontecem com os outros. Lembrando que muitos atleticanos ainda consideram o Flamengo como seu maior rival e não o clube do cruzeiro (rival regional e atual).

Prosseguindo na lista de rivais está o Sport.Eu coloquei o clube do recife como nosso grande rival, devido então polemica de 87 que ainda não esta resolvida. Tanto os clubes e as torcidas brigam pelo reconhecimento total do titulo de 1987.

Bom para mim, esses são os nossos grandes rivais. Começando pelo Vasco da Gama pelo regionalismo. Em segundo lugar o Fluminense pelo tradicionalismo. Em terceiro lugar o Atlético, pela história. Em quarto o Bota Fogo pelo passado e pela atualidade. Em quinto o São Paulo, pelo aspecto administrativo. Em sexto o Corinthians, pelo aspecto financeiro e em sétimo o Sport devido a 1987. Esses são meus rivais em ordem, concordam?

Mas tenho certeza que os times de são Paulo vão se tornar cada vez mais nossos rivais, já que o que vemos é um futebol paulista com um discurso nacional com muito dinheiro.

Abraços, saudações revolucionárias rubro-negras e bom final de semana a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que os nossos maiores rivais são o Flu,Vasco e o Bota Fogo.

leandro disse...

Acho que daqui a uns anos nossos maiores rivais serão os paulistas,se os cariocas continuarem nesse caminho de decadencia.
E dependo tbm do flamengo continuar se estruturando e mantendo times fortes.

PRI D.S. disse...

Os maiores rivais que Fla enfrentará ao longo do caminho serão aqueles geridos profissioamente e com estrurutas fisicas e marketerias boas.

Hoje temos os clubes de são paulo.

Jefferson freire disse...

Sturt, a rivalidade entre os clubes do Rio está cada vez menor, face a hegemonia conquistada pelo Flamengo nos últimos anos. A reação da torcida diante da derrota de ontem demonstra q o Flamenguista já não dá muita atenção ao Carioca.

As torcidas de Flamengo e Corinthians já foram unidas, mas hj não mantém relação amigável. O caso Ronaldo agravou a situação.

Não sei dizer em q ordem estão nossos rivais. essa ordem varia e muda de acordo com a situação de cada time. Mas a verdade é: o Flamengo é sempre o maior rival dos cariocas. A ordem só muda do lado deles.

SRN

Henrin disse...

Não concordo com sua listagem de rivalidades regionais.

Acredito que as grandes rivalides regionais que o Flamengo tem HOJE seria:
- Palmeiras (devido a partidas decisivas nos anos 90)
- Internacional (várias partidas decisivas ao longo dos tempos)
- São Paulo (disputamos a hegemonia dos titulos brasileiros)

Estas seriam as 3 maiores. Não vejo rivalidade maior com o Corinthians nem com Santos. O Atlético MG tem rivalidade conosco mas não é vice-versa. Grêmio teve uma rivalidade maior nos anos 90 mas neste século se diluiu.

confionomengao disse...

O adversário que temos mais gosto em ganhar é com certeza o Vasco. Não sei por que mais... talvez seja pela figura do Cartola Eurico Miranda, que anos ficou a frente do Vasco aumentando ainda mais a rivalidade ao provocar a torcida. Isso também gerou conflitos violentos extra-campo, brigas de torcidas. Porém, a maior rivalidade nacional do Flamengo é o Vasco sem dúvidas.

www.ConfionoMengao.com.br

Saudaçoes Rubro Negras!

Gustavo Brasília disse...

Sturt, eu acho que há os rivais eternos, que são Botafogo, Fluminense e Vasco.

No plano nacional, o maior é o Atlético/MG, seguido do Grêmio, pela quantidade de jogos decisivos que disputamos. No caso do Atlético, há um sentimento de rivalidade maior da parte deles do que da nossa, já que eles perderam TUDO.

Acho que há uma rivalidade cada vez maior com o São Paulo por ser o clube de maior quantidade de títulos brasileiros ao lado do Flamengo.

Os outros grandes do país são rivais, mas não com toda esse histórico dos que citei acima.

SRN e parabéns pela coluna.

Mel disse...

A rivalidade regional sempre existirá, mas percebo que está perdendo a força,embora sempre será ótimo ganhar deles. Acredito que, antes do Corinthians e até do Atletico MG, venha o São Paulo, devido a emoção de todos os ultimos jogos que tivemos contra eles e principalmente por causa da disputa no numero de titulos brasileiros, por serem, acredito eu, os dois clubes mais fortes atualmente.

Um abraço. SRN.

Rodrigo Polito disse...

Eu acho que o maior rival, no momento, é o Inter-RS. Fomos desclassificados por eles na Copa do Brasil, num jogo emocionante dentro do Beira-Rio. E devolvemos a dose sendo campeões brasileiros com o Inter em segundo lugar.

Semana passada vi um gaúcho com a camisa do Inter e me senti incomodado. Na hora queria estar usando uma camisa do Mengão e gritar para ele "vice"!

abs

Horario