Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

sexta-feira

Largada para o Cariocão


Image and video hosting by TinyPic

Flamengo e Vasco estreiam jogando em casa no Estadual de 2010, que começa em 16 de janeiro. O Rubro-Negro encara o Duque de Caxias, enquanto os cruzmaltinos recebem o Tigres do Brasil. Já Botafogo e Fluminense começam a competição como visitantes. O Alvinegro enfrenta o Macaé e o Tricolor pega o Americano.
O primeiro clássico será Botafogo x Vasco na 3ª rodada, dia 24 de janeiro. Fla x Flu será no dia 31, pela 5ª rodada.

A fórmula de disputa será a mesma dos últimos anos. A dupla Fla-Flu foi sorteada para compor o Grupo A, ao lado de Americano, Bangu, Boavista, Volta Redonda, Duque de Caxias e o vice da Segundona do Estadual. Já Vasco e Botafogo ficaram na chave B, com Macaé, Madureira, Friburguense, Resende, Tigres e o campeão da Série B do Estadual.

Os horários das partidas e os dias — se os clubes jogarão sábado ou domingo, ou quarta ou quinta — serão definidos posteriormente. Tudo depende da liberação do Maracanã para o Estadual, já que Flamengo e Fluminense colocaram o estádio como opção para quando mandarem os seus jogos.

“Vou me reunir com a secretária de Esporte (Márcia Lins) nos próximos dias para definir essa questão. Se for liberado para o Estadual, não haverá problemas dos mandantes e os clássicos serão no Maracanã. Se os clubes não puderem utilizar o estádio, o Engenhão será o palco dos clássicos”, confirmou Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar de ainda não haver uma definição quanto ao Maracanã, Flamengo e Fluminense já estudam alternativas para a possibilidade de o estádio ser vetado. “Não há problemas em jogar no Engenhão. Além disso, podemos usar o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda”, destacou Marcos Braz, vice-presidente de futebol rubro-negro. “Já estamos estudando uma alternativa”, informou Mário Bittencourt, gestor de futebol do Tricolor.

Preocupação com segurança

A preocupação com a segurança dos torcedores e a qualidade do espetáculo será prioridade no Estadual. Novamente, todos os estádios passarão por uma vistoria dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. Além disso, será exigido laudo de verificação da engenharia do estádio.

“Essa é uma norma do Ministério do Esporte. Por isso, a federação está disponibilizando engenheiros para avaliar a estrutura dos estádios para saber se vão poder abrigar as partidas. O problema não é a quantidade que comporta o estádio, mas o quanto pode suportar”, disse Rubens Lopes.

O presidente da Ferj também ordenou uma reforma nos gramados. “Temos de preservar os jogadores, que são os astros principais do espetáculo”, disse.

Um dos jogos das semifinais da Taça Guanabara em 2010 será novamente no Carnaval. Como no ano passado, uma semifinal será no sábado, e a outra, na Quarta-Feira de Cinzas. A ordem será definida pela TV.

FS com ODOL

Nenhum comentário:

Horario