Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira

Histórico do Flamengo na Libertadores!


Ontem começou para o Flamengo a busca pelo bicampeonato da competição de futebol mais importante do continente americano. Trata-se de da Copa Libertadores 2010. Assim dedico essa coluna, a traçar um histórico (resumo) da participação do clube de Regatas do Flamengo nessa competição tão importante.

A primeira participação do Fla na Libertadores foi em 1981 e de vez o Flamengo já se sagrou campeão. O time da Gávea disputaria, até hoje, mais oito Libertadores (com a desse ano nove), mas todas sem sucesso. Algumas com boa campanha outras com péssima.

1981

Depois de conquistar seu primeiro titulo nacional com um time que encantava a todos por suas lindas jogadas o Flamengo estréia na Libertadores pela primeira vez diante do galo mineiro, seu grande rival, empatando por 2x2 fora de casa. Ainda na primeira fase o clube empatou outro jogo com o galo, venceu os dois jogos contra o Cerro e empatou os dois jogos com Olímpia terminando como primeiro do seu grupo. Passando para a próxima fase o Flamengo caiu no grupo que tinha entre seus adversários o Desportivo Cali e o desconhecido Jorge. Só a titulo de curiosidade uma vitória valia dois pontos e não três e a segunda fase, também conhecida como as semifinais, era disputada através de grupos com três integrantes e não com mata-mata como temos hoje. O Flamengo garantiu o melhor lugar no seu grupo classificando para a disputa da decisão contra o líder do outro grupo. A façanha do Mengão nessa segunda fase foi em 4 jogos 4 vitórias, mantendo a invisibilidade.Nas finais o clube venceu a primeira no Maracanã por 2x1 ,gols de Zico,mas perdeu a segunda no Chile por 1x0,perdendo assim a invencibilidade.Mas a regra exigia um terceiro jogo que foi realizado no Uruguai com vitória do Flamengo por 2x0,gols de Zico.Assim o flamengo conquistaria seu segundo titulo mais importante da história (o primeiro até então) e tendo o artilheiro da competição, Zico com 11 gols.Veja todos os gols do Mengo de 1981 aqui.

1982

Como campeão do ano anterior o Flamengo classificou direto para as semifinais (de grupos de três) e teve como seus adversários o Peñarol, que seria o campeão daquele ano e o River Plate. O Flamengo fez sua estréia fora de casa e com derrota, 1x0 para o Peñarol. Depois venceu seus dois jogos contra o River mais voltou a perder o jogo contra o Peñarol em pleno Maracanã por 1x0. Essa derrota,principalmente para aqueles que viveram aquele momento é considerada a pior da história do clube superando aquela de 2008 diante do America do México.Para ler mais sobre esse trágica derrota leia o relato do bloqueiro Juan Saavedra no seu blog no site oficial do clube. O Flamengo terminaria como sexto colocado naquele ano.

1983

Tentando superar o ano de 1982 o Flamengo caiu num grupo de Brasil e Bolívia, tendo o Grêmio, Bolívar e Bloming pela frente. O clube não passaria para a segunda fase, terminado em segundo no seu grupo com dois empates, duas derrotas e duas vitórias. Ficaria na oitava colocação no geral.

1984

Depois de duas campanhas regulares nos anos anteriores o Flamengo disputava mais uma libertadores, na sua era de gloria, mas agora sob o comando de Junior e não mais de Zico. Novamente o Fla caiu no grupo três junto com os colombianos América de Cali e Junior e com santos. O Rubro-negro terminaria em primeiro do seu grupo depois de estrear goleando o santos por 4x1 em casa. Depois da estréia venceu as suas partidas contra o Junior ,empatou com o America e venceu mais uma vez mais o santos.Nas semifinais o Fla caiu no grupo 2 junto com Grêmio e o desconhecido Mérida.De cara o Flamengo saiu goleada pelo Grêmio, no seu primeiro jogo da segunda fase.Ganharia seu outro jogo contra o tricolor e os dois jogos contra o Mérida ,mas não superaria o número de pontos do líder do grupo, o Grêmio. O Fla terminaria em terceiro lugar com artilharia da competição: Tita com oito gols.

1991

Depois do fim da era Zico o fla retornaria a libertadores sob o comando do maestro Junior e Cia. Caindo no grupo três junto com o Corinthians e os uruguaios, Nacional e Bella vista. Estréia com empate no Maracanã diante do Corinthians por 1x1. Em seguida dois empates contra o Bella vistam e duas vitorias em cima do Nacional e novamente mais um empate contra a equipe paulista classificando para a segunda fase (oitavas de final). Onde o rubro-negro cairia na chave b e tendo como adversário o desconhecido Tachira. Deu vitória por 3x2 e 5x0 .Mas o time do Rio caiu nas quartas diante do Boca Juniores .Depois de uma vitória em casa perderia fora de casa por um maior numero de gol.Terminando assim sua participação como quinto colocado e com o artilheiro da competição,Gaúcho com 8 gols.

1993

O destino foi o grupo quatro diante do inter e dos colombianos America de Cali e Atlético nacional. O fla terminou seu grupo em primeiro depois de um empate na estréia contra o colorado. Em seguida três vitorias, um empate e uma derrota. Nas oitava o urubu aplicou a maior goleada de sua na historia na libertadores ao derrotar o Minervén por 8 x 2, sendo que o segundo jogo foi derrotado por 1x0. Assim classificado para as quartas cairia diante do são Paulo depois de um empate no Rio e uma derrota em são Paulo.Ficamos assim em quinto colado nesse ano.

2002

Depois de nove anos e vivendo uma crise duradora o clube volta a disputar a libertadores. O clube caiu no grupo da morte junto à Universidade católica (o mesmo desse ano), Once caldas e Olímpia, campeão daquele ano. O flamengo estreou com derrota fora de casa e também em casa. Não passando da primeira fase depois de uma vitoria, um empate e quatro derrotas ficando em ultimo lugar do seu grupo e na classificação geral em vigésimo oitavo, numa competição que tinha 32, fazendo assim sua pior participação nessa competição.

2007

Depois de cinco anos o fla volta a libertadores caindo no grupo cinco junto ao Paraná clube, Real Potossi e Maracaíbo. O fla terminou a primeira fase com cinco vitorias e um empate, o da estréia na atitude de Potossi. Nas oitavas o clube cairia diante do Defensor depois de uma derrota de 3x0 no Uruguai e uma vitoria por 2xo no Rio. Acabou ficando em décimo lugar.

2008

A ultima participação nossa na competição caímos no grupo que tinha o Nacional, Bolognesi e Ceanciano. Terminamos em primeiro no grupo depois de quatro vitorias e dois empates. Classificado para as oitivas o time foi ao México e de virada venceu o America por 4x2.No jogo de volta o time sofreria sua pior derrota da sua historia na libertadores(pelo menos para mim sim ) ,ou talvez sua pior derrota em toda sua historia, por 3x0 para o America em pelo Maracá lotado.Assim como na edição anterior o clube não passaria da décima colocação.

2010

Completando a décima participação, estamos de novo tentando o tão sonhado bi campeonato.

Abraços, saudações revolucionárias rubro-negras e bom final de semana para todos!

Email para a coluna: afsturtdasilva@yahoo.com.br

10 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Queria agradecer a todos comentaristas da "coluna do Sturt".

Valeu pelos 17(na verdade foram 30,mas 13 foram respostas minha) comentários na primeira e os 8 na segunda.

Deixo claro que só responderei aos comentários se caso for um comentário muito controversio ou se tiver pergunta direta(?).

Também deixo claro que leio e reflito sobre todos os depoimentos dos leitores, deixado nos comentários e nos emails que me chegam.

SRN!

AF sturt-colunista do blog flamengo show!

vôo do urubu disse...

Já anda passando da hora de ganharmos outra Libertadores.

Saudações rubronegras!

Gremista Fanático disse...

Fala Sturt, foi voce que sumiu cara, ahuahuahuahua, mas beleza, estamos ai de novo na ativa. Legal o post cara, lembrei dos confrontos do Grêmio contra o Flamengo nas Libertadores de 83 e 84, voce apenas mencionou uma coisa errada cara, voce cita que o Grêmio teria sido campeão em 84 quando na verdade ele foi campeão em 83, valeu, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Julio disse...

Valeu Sturt, rumo ao bi!

SRN abraço

Jefferson freire disse...

lembro q foi em 1993 nestes jogos contra o SP que iniciei minha "carreira" de seguidor do Mengão. Já era Rubro-Negro, mas não acompanhava muito os jogos. Foi a partir destes confrontos q passei a acompanhar o Mengão de perto.

SRN

Mel disse...

Rumo ao bi! Que com certeza já passou da hora de chegar! Estou muito confiante com o time atual.

grande abraço,
SRN

AF Sturt Silva disse...

Gremista Fanático,

tem razão cometi um erro imperdoavel.Na hora vi que tinha alguma coisa errada mas não consegui descobrir o que era.

Já corrigido.

Abraço e valeu pela sua participação!

AF STURT

Emerson Maia disse...

Stuart respondendo sua pergunta não posso dizer com certeza mais eu acho que Adriano deve ter ido atrás de alguma mulher fruta no carnaval deve já que não jogou nada nem ele nem Love na taça GB vc não acha abraço obrigado pelo seu comentário no Fla MTM abraço e SRN

Emerson Maia disse...

Stuart respondendo sua pergunta não posso dizer com certeza mais eu acho que Adriano deve ter ido atrás de alguma mulher fruta no carnaval deve já que não jogou nada nem ele nem Love na taça GB vc não acha abraço obrigado pelo seu comentário no Fla MTM abraço e SRN

AF Sturt Silva disse...

Emerson,
eu não vi nenhuma noticia do Adriano no carnaval na mídia.Mas concerteza em casa que ele não passou o carnaval.
SRN!

Horario