Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

domingo

Fla prestes a chegar a marca histórica



Um triunfo hoje sobre o Flu servirá para escrever mais um capítulo na história do clube: será a milésima vitória do Mengão no Maracanã


Vencer o Fluminense hoje representará para o Flamengo muito mais do que apenas três pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. O triunfo servirá para escrever mais um capítulo na história do clube: em 1.862 jogos no Maracanã, o Rubro-Negro tem 999 vitórias e está a 90 minutos de chegar a mil. Levantamento minucioso feito desde a primeira partida do time no estádio — um amistoso contra o Bangu, em 1950 — até a goleada de 4 a 0 sobre o Internacional, domingo passado, relata os duelos do clube em diversas competições e amistosos, e comprova: o Maracanã é a casa do Flamengo.

Confira aqui todos os jogos do Rubro-Negro no Maracanã

Nas 1.862 partidas, foram 999 vitórias, 458 empates e 405 derrotas. “A listagem foi feita em pesquisa com dados oficiais de clube, fichas de jogos e o documento Flaestatística. O trabalho começou ainda com outra geração da minha família, meu avô. Eu assumi em 1995 e, desde então, comecei a contagem regressiva para a milésima vitória. Está tudo embasado em números, planilhas e documentos”, afirma Fábio Botelho de Oliveira, que divide seu tempo entra a arquitetura e os números do time de coração.

DIVERSAS COMPETIÇÕES

Constam na listagem jogos oficiais de diversos campeonatos e amistosos. Algumas curiosidades logo podem ser notadas. Na primeira vez que a equipe do Flamengo pisou no estádio, goleiro ainda era chamado de ‘goal keeper’ e o time venceu o Bangu por 3 a 1 em partida amistosa no dia 23 de julho de 1950. Cláudio (Antoninho), Juvenal, Bigode, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Hélio, Lero e Esquerdinha formavam o esquadrão comandado por Gentil Cardoso. Na linguagem da época, Aloísio(2) e Lero foram os autores dos tentos.

“É uma coleção de jogos, uma viagem no tempo, quase vício navegar pela história do Flamengo”, completa Fábio Oliveira. Destaque para amistosos inusitados contra as seleções da Romênia (1970) e do Iraque (1986).

MAIOR GOLEADA E ARTILHEIRO

Em 1956, o time da Gávea venceu o São Cristóvão por 12 a 2, na maior goleada do Flamengo no estádio, em jogo válido pelo 2º turno do Campeonato Carioca. Dida (1958) e Zico (1979), cada um com seis gols, foram os jogadores rubro-negros recordistas de gols em apenas um jogo no estádio.

Apesar de o clube da Gávea ter levantamento próprio, a marca histórica que pode ser atingida hoje parece ter caído no esquecimento e não foi mencionada às vésperas do clássico. O detalhamento de jogos chegou a ser oferecido ao clube por outros colaboradores, mas, segundo os envolvidos, não houve interesse.

A década de 80 foi uma das mais vitoriosas. No Campeonato Carioca, o Rubro-Negro tem os 10 maiores públicos da história, todos no Maracanã. A milésima vitória no estádio pode acontecer hoje e entrar para a história que ainda reserva muitos capítulos para o futuro.

[O Dia]

Nenhum comentário:

Horario