segunda-feira

Fla pinta década de vermelho e preto e alcança hegemonia no futebol do Rio



Depois da virada do século, Rubro-Negro conquistou seis títulos em dez disputados e superou o Fluminense no ranking de título: 31 a 30



Centro e três anos depois da primeira edição, em 1906, a hegemonia do Campeonato Carioca mudou de lado. Com o quinto tricampeonato de sua história, conquistado mais uma vez sobre o Botafogo, neste domingo, no Maracanã, o Flamengo deixou para trás o Fluminense e reina absoluto no ranking de títulos do estado do Rio de Janeiro: 31 a 30. Mas essa ultrapassagem só foi possível com um domínio impressionante na última década.

Com seis títulos nos últimos dez anos, o Flamengo realizou um feito jamais visto no futebol carioca. Coadjuvante em competições nacionais, o time da Gávea tem sido arrebatador nas fronteiras estaduais e não perde uma decisão há treze anos, se levados em conta também as conquistas de 96 e 99.

Até a façanha rubro-negra confirmada neste domingo, o recorde de títulos em uma mesma década estava dividido entre o mesmo Flamengo e o Botafogo. Ambos conquistaram cinco títulos, nas décadas de 70 e 30, respectivamente. Nessa conta, porém, há dois títulos em um mesmo ano para o Fla: em 1979. Proporcionalmente, o Fluminense também impressionou nos primeiros anos da competição: quatro títulos em cinco disputas.

[GE]

Nenhum comentário: